quarta-feira, 15 de outubro de 2014

The Darkest Minds - Alexandra Bracken

Oi gente!!


Depois de semanas sem entrar no blog, eu resolvi separar uns minutinhos pra contar pra vocês de um livro!


O livro dessa semana e, provavelmente, o da semana que vem também foram audiolivros, ou seja eu escutei eles no Audible. A sugestão foi de uma youtuber que eu assisto (Elle Fowler) e, por mais que no vídeo ela tenha dito que não tinha gostado muito, eu adorei a história.

É uma distopia em que surge uma doença - IAAN (Idiopatic Adolescent Acute Neurodegeneration) - que faz com que as crianças das gerações seguintes nasçam com poderes especiais. O mundo enxerga essa doença como uma epidemia e para de ajudar os EUA, fazendo com que eles tenham que lidar sozinhos com essa situação.

O governo decide então que todas as crianças com menos de 12 (?) anos de idade tenham que ser testadas periodicamente para ver se elas desenvolveram a doença, já que as crianças que não desenvolviam habilidades morriam. Quando o exame desse positivo, ou antes se a criança exibisse sintomas, elas seriam levadas à centros de reabilitação, onde seriam tratadas contra IAAN. O que o governo não falava é que a doença não tinha cura descoberta ainda e o "centros de reabilitação" eram na verdade prisões para evitar das crianças fazerem alguma coisa contra a sociedade.

Ruby, no seu aniversário de dez anos, foi levada ao maior centro (Thurmond) depois de apagar a memória dos pais sobre a existência dela sem querer. Ela tinha desenvolvido seus poderes sem saber, e assim acabou fazendo com que seus pais a entregassem aos PSFs (Psy Special Forces). Ao chegar no centros de reabilitação, as crianças eram parametrizadas por cores de acordo com os poderes que elas apresentavam:

Vermelho - habilidades com fogo

Laranja - habilidades psíquicas

Amarelo - habilidades elétricas

Azul - habilidades telecinéticas

Verde - habilidades com tecnologias


Depois de anos no centro, Ruby consegue uma oportunidade para fugir com a Childrens' League  que prometia um ambiente melhor do que os centros e um treinamento para as habilidades. A garota não pensa duas vezes e aceita a proposta, mas no caminho até o HQ da Liga ela muda de ideia e foge. Por sorte Ruby encontra uma gorotinha, Suzume, que acaba convidando-a para ficar com seu grupo.

Suzume (uma amarela) estava tentando encontrar, junto com Charles (um verde) e Liam (um azul), um acampamento conhecido como East River  que, diziam os rumores, conseguiam colocar as crianças em contato com seus pais.

Ainda que ela não quisesse entrar em contato com seus pais - já que eles não lembravam dela - ela aceitou o convite e começa a viajar com eles em busca desse acampamento.


Sem dar spoilers é só isso que eu posso dizer.

Eu gostei muito do livro, principalmente do conceito, e acho que recomendo pra todos que estão atrás de uma distopia nova pra ler. Como eu disse no começo, eu escutei esse livro (e o segundo) no Audible enquanto ia e voltava da faculdade. Foi o primeiro livro que eu escutei e acho que estou mimada quanto à narrações, porque a pessoa que narrou esse livro o fez muito bem. 

Acho que nem tenho mais coisas pra falar...


Espero que vocês tenham gostado!!


xx


PS: acabei de descobrir que esse livro já está traduzido! Chama Mentes Sombrias e é da editora id  :)

Um comentário: