sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Desabafo

Oi gente!
Estou em um momento de crise existencial, então não liguem muito...

Gente, estou no quarto ano da minha graduação, no último ano. Pra alguns (como eu há algum tempo atrás) é a melhor coisa que poderia estar acontecendo: último semestre, só mais uma semana de aula, provas (talvez, exames), a defesa da monografia e fim; acabou.
Agora o problema já começa dentro dessa fase: monografia.
Pra quem não conhece a monografia é o trabalho de conclusão do curso em que você tem que escrever sozinho umas 50 páginas sobre um assunto. Vocês tem noção quão difícil é fazer isso?! O problema não está no número de páginas, eu já escrevi artigos com 15 páginas em questão de dias; o que está me matando é o fato de que eu tenho que ficar pensando em um tema por muito tempo. Sou daquele tipo de pessoa que não consegue se concentrar em uma coisa só por muito tempo, não consigo ficar mais de 10 minutos fazendo uma coisa só. E com a mono eu tenho que pesquisar um milhão de pontos de vista da mesma coisa, e olhem que eu escolhi um tema legal.
Junto com esse desespero de terminar a mono à tempo e defender tem, também, as matérias que eu tenho no curso. Não que eu esteja fazendo muitas matérias, mas eu tenho que passar em todas elas e, pra ajudar, a minha média é 7.
Ok, digamos que eu consegui passar por tudo isso e me formei: e agora?? Eu não tive um estágio e as empresas querem pessoas com experiência; onde eu me encaixo nessa coisa toda? Não consigo imaginar o ano que vem e isso me assusta profundamente, pois não quero continuar dependendo dos meus pais (e nem eles querem continuar me sustentando). Essa é a primeira vez em toda a minha vida que eu não sei o que acontecerá no ano que vem. Toda a minha vida eu fui uma estudante, o ano seguinte era sempre uma continuação do que já estava acontecendo; dessa vez, não é assim. E sinceramente, eu não quero trabalhar em algo que eu não esteja apaixonada, o que dificulta a minha vida em 1000...000%.
O que eu realmente queria era conseguir um ano pra me encontrar; um ano em que eu saísse pra conhecer lugares diferentes, participar de coisas que eu nunca fiz. Queria conseguir encontrar essa paixão que eu não estou encontrando hoje.
Sei que isso deve ser a coisa mais comum nas pessoas que estão saindo da faculdade e não têm um emprego ou uma empresa na família, e até os que têm empresa na família podem passar por isso (se não for o que eles queiram fazer).
Sinceramente, acho que todos deveriam ter o direito de tirar um ano pra si e se conhecer melhor, porque, na maior parte do tempo, eu acho que ninguém realmente se conhece. Nós sabemos o que achamos de nós mesmos, mas, pelo menos pra mim, essas ideias nunca coincidem com o que as pessoas que me conhecem há muito tempo, ou passam muito tempo comigo diariamente, me dizem.

Se um dia eu conseguir superar essa crise, eu volto pra contar a cura! :)
Obrigada por me escutarem (?)

xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário