terça-feira, 29 de julho de 2014

Minimaginário de Andersen - Hans Christian Andersen

Oi gente!

A resenha de hoje é diferente de todas as outras que eu já fiz aqui no blog, já que o livro é de contos infantis.

Hans Christian Andersen teve uma infância pobre e, mesmo se tornando um escritor conhecido ainda em vida e tendo convivido com a nobreza, nunca deixou de se identificar com as pessoas humildes e marginalizadas. As histórias reunidas neste livro têm em comum a presença desses personagens; seres que, apesar de pequenos e frágeis, mostram uma força capaz de lhes garantir alguma forma de vitória ao final. Inclui introdução sobre a vida de Andersen escrita por Katia Canton e ilustrações de Salmo Dança feitas com materiais ligados ao tema de cada história.
Sinopse do Skoob
Não é o primeiro livro de contos que eu leio - gosto muito de Poe -, mas é, sim, o primeiro infantil que eu leio; dentre os contos que estão nesse livro, vários eu sempre quis ler, mas nunca parei pra procurar. Como são 7 contos só, eu resolvi escrever minha opinião em cada uma delas.

Soldadinho de chumbo
Essa é uma história que eu acho que nunca tinha lido, propriamente, mas sempre soube dela. Bem, acho o que essa é a história que menos tenho a comentar, por ser a que mais se pareceu com o que eu lembrava - em quesito de história.

A pequena vendedora de fósforos
Essa foi umas das histórias que eu mais queria ler nesse livro, porque sempre ouvi falar desse conto, mas nunca li ou escutei por alguém... De verdade, depois que eu li, eu não entendi como essa poderia ser uma história para crianças! Eu fiquei super triste quando terminei, por não esperar aquele final! :(

O rouxinol
Esse eu tinha escutado, mas não lembrava dele inteiro. Sabe a primeira coisa que me veio à cabeça quando eu terminei? Substituição de trabalho por máquinas (muito nerd!), sei que pra alguns de vocês isso não deve ser a primeira coisa que vem à mente nesse conto, mas é uma realidade desde o início das máquinas e esse conto mostra exatamente isso!

A pequena sereia
Foi nesse conto que eu comecei (só modo de dizer!!!) a ver como a Disney filtra as coisas para as crianças... Realmente, já sabia que o conto original não tinha nada de 'felizes para sempre', mas wow, por essa eu não esperava!

Os sapatinhos vermelhos
Eu não conhecia esse conto, nem sabia que ele existia, na realidade... Então, esse foi a única surpresa do livro, really. E pelos deuses! Outro conto depressão! De novo, não esperava um conto com final meio pesado, por ser infantil, mas esse foi outro que eu fiquei deprimida depois...

Patinho feio
Esse, de novo, foi um conto que eu já conhecia bem a história e sabia o que ia acontecer, mas o que eu gostei é que uma coisa é você conhecer um conto porque te contaram e outra coisa é você ler o conto, principalmente se você não é mais criança.

Polegarzinha
Outro conto que eu já tinha escutado, mas que não lembrava de todos os detalhes e tals. Foi um conto bonitinho pra terminar o livro que não me deixou deprimida, afinal a história é uma de final feliz.

Em geral, como eu já falei no Patinho feio, é super diferente ler contos infantis quando já se é uma adulta, mas acho que a magia da infância não deve ser esquecida, por isso eu amo tanto filmes infantis e ainda quero ler Alice no país das maravilhas.
Outra coisa que eu gostei muito nesse livro foram as ilustrações de todos os contos - amo livros ilustrados!! Quão criança isso me faz? O estilo de ilustração não é infantil, alguns contos as imagens são bem dark, por assim dizer.
Bem gente por hoje é isso!

xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário